sábado, 18 de setembro de 2010

Novo filme de época sobre a Psicanálise

Foram divulgadas em maio passado fotos das filmagens de A Dangerous Method, longa-metragem dirigido por David Cronenberg. O cineasta canadense ficou conhecido por filmes negros e de ficção como Scanners (1981), Videodrome (1983) e A Mosca (1986).

A trama mostra a relação (da amizade até a ruptura) entre Freud e Carl Jung, nas duas primeiras décadas do século XX. O ator norte-americano Viggo Mortensen representa Sigmund Freud (dir.; de barba) e o psiquiatra suíço é interpretado pelo alemão Michael Fassbender (dir.; de bigode).

A inglesa Keira Knightley (abaixo) viverá Sabina Spielrein, uma jovem russa - bela mas com graves alterações - que é levada para uma consulta com Jung em Zurique e se envolve amorosamente com o médico. Mais tarde, ela estuda psicanálise e a aplica à educação de crianças na Rússia.

Paralelamente, surge na história Otto Gross (Vincent Cassel), outro paciente de Jung, usuário de drogas, que posteriormente também ficou conhecido como psicanalista, com tendências anarquistas. Assim como ocorreu com a paciente histérica, Jung também se deixou influir pelo pensamento de Gross em alguns aspectos.

A peça teatral The Talking Cure foi escrita pelo cineasta Christopher Hampton (em janeiro de 2003 foi encenada em Londres) e este ano o autor fez o roteiro para o cinema. Todo o relato se baseia em fatos e pessoas reais, situando-se na Áustria e na Suíça, nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. As locações foram em Viena, Berlim, Zurique e Munique, e o filme tem estreia prevista para 2011.

O filme iria ter o mesmo nome da peça ("A cura pela fala"), mas foi modificado em abril de 2010 para um menos científico e mais comercial: "Um método perigoso". Muito parecido ao filme que fez Hampton famoso (Oscar 1989 à Melhor Adaptação de Roteiro): Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons). O mesmo título teria servido a esta trama de conflitos entre médicos e pacientes.

Um comentário:

Francisco Antônio Vidal disse...

O filme fez a pré-estreia dia 1 de fevereiro de 2012, em Londres.